sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pensando sobre o uso de Blogs em Sala de aula...

          Na era tecnológica em que vivemos, a cada dia há novidades. Atualmente, muitas dessas estão associadas ao uso da Internet. Não podemos negar que os alunos, cada vez mais, são atraídos para o mundo digital, utilizando, pesquisando e criando, sempre atualizados e participando ativamente deste universo, contribuindo para que as tendências se propaguem.
          Entre as novidades, ganha destaque o uso de Blogs, devido a sua flexibilidade e múltiplas possibilidades de utilização. Diante disso, questionamos a possibilidade de utilização desta ferramenta como aliada em sala de aula.
          Inicialmente é importante destacar o que significa um Blog. Este termo surgiu originalmente como WebLog, ou seja, Log – registro – realizado via Web – Internet. Assim, podemos definir um Blog como uma página publicada na Internet, de atualização rápida, organizada de forma cronológica, que permite a intervenção e comentários de vários colaboradores. Cada vez mais pessoas criam e utilizam Blogs em seu dia-a-dia, seja para fins pessoais ou profissionais, visando expor um trabalho ou ideias, por exemplo. Por outro lado, seu conteúdo permite que sejam utilizados distintos formatos de informação além do texto, como, por exemplo: imagens, sons e vídeos.
          De uma forma geral, podemos constatar que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a Internet e os próprios alunos desafiam o docente a mudar as velhas práticas pedagógicas, onde o giz, o quadro e os livros didáticos eram seus únicos meios instrucionais. Nesse sentido, o uso do Blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia-a-dia de professores e estudantes, que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximá-los, para que possam discutir ideias e opiniões, sem que estejam necessariamente no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. Assim, a criação e a gestão de um Blog sob o ponto de vista didático-pedagógico, alia uma tendência a uma facilidade dos alunos, além de dinamizar os conteúdos trabalhados, agregando novos conhecimentos, oriundos de diferentes fontes de pesquisa, ampliando a sala de aula, indo ao encontro dos interesses e conhecimentos dos jovens, que estão sempre conectados.
          
Recomendamos a leitura do texto Sete motivos para um professor criar um blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário